Oficinas

LOCAL: NÚCLEOS DE TAPEROÁ, BOQUEIRÃO, SERRA BRANCA E MONTEIRO

ÁREA: AUDIOVISUAL
 
As oficinas de audiovisual fazem parte da formação dos ‘jovens guardiões da memória do Cariri’ que, depois das capacitações, estarão aptos a desenvolver, em seus municípios, todo o processo de criação e produção cinematográfica.  As oficinas darão suporte técnico para a implantação do Núcleo de Produção Audiovisual (que funcionará na sede do pontão, na ULT), e para a manutenção do Museu Vivo e Virtual, que será ‘alimentado’ pelos guardiões da memória nos pontinhos observatórios da memória, que serão implantados em 31 municípios do Cariri.  Serão oferecidas aulas de direção, produção, roteiro, arte e figurino, noções de câmera, fotografia para câmera e vídeo, edição e manutenção de computadores.

ÁREA: SABERES E FAZERES
O objetivo é formar multiplicadores dentro da própria comunidade e nas escolas públicas, fomentando o surgimento de grupos de dança, teatro e música, com o apoio do pontão, contribuindo para a preservação e originalidade da cultural regional. Serão oferecidas aulas de pífano, zabumba, sanfona, partitura, violino, piano, arte violada, iniciação teatral, arte em barro e madeira, gastronomia regional e danças folclóricas (camaleão, araruna, xote, galope, reisado, pontão, xaxado e cambindas).

ÁREA: COMUNICAÇÃO
Serão oferecidas aulas de catálogos eletrônicos de cultura popular, rádio comunitária, radiojornalismo, locução, rádio na web e web site
ÁREA: MEMÓRIA
As oficinas dessa área serão destinadas à criação dos museus, bibliotecas e arquivos, que vão guardar a memória do Cariri. Serão oferecidas aulas de gestão do acervo, elaboração de projetos e fomento para a área de museologia, conservação de acervos, gestão e documentação de acervos, ação educativa em museus, e planejamento e gestão de exposições. Além disso, será oferecido um curso sobre História, Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, para os professores da rede pública de ensino fundamental.