sábado, 10 de março de 2012

Documentários vão registrar patrimônio cultural do Cariri paraibano



A identidade cultural do Cariri paraibano será mostrada em 48 documentários, que serão produzidos pelos alunos do Pontão Cariri Território Cultural até o final de maio. Neste sábado (10), os alunos participaram do primeiro intensivo para revisar os conteúdos repassados até agora, durante as oficinas (audiovisual, roteiro, produção e noções de câmera). As aulas aconteceram, simultaneamente, nos quatro núcleos (Taperoá, Serra Branca, Monteiro e Boqueirão).  

Os documentários vão registrar o patrimônio cultural dos 41 municípios do Cariri, atendidos pelo pontão. Os roteiros já foram produzidos e nos próximos dias, os alunos começarão a fazer a pesquisa de campo. Os documentários serão inseridos no Museu Vivo e Virtual, que será criado pelo pontão. O museu será alimentado pelos próprios alunos, que serão os ‘guardiões da memória’. No próximo sábado (17) haverá o último intensivo para reforçar os assuntos estudados.

A primeira etapa das oficinas está prevista para terminar em maio. Em abril, começarão as aulas de edição e manutenção de computadores.  As oficinas são divididas em quatro áreas: audiovisual (aulas de direção, produção, roteiro, arte e figurino, noções de câmera, fotografia para câmera e vídeo, edição e manutenção de computadores); saberes e fazeres (aulas de pífano, zabumba, sanfona, partitura, violino, piano, arte violada, iniciação teatral, arte em barro e madeira, gastronomia regional e danças folclóricas); comunicação (aulas de catálogos eletrônicos de cultura popular, rádio comunitária, radiojornalismo, locução, rádio na web e website) e memória (aulas de gestão do acervo, elaboração de projetos e fomento para a área de museologia, conservação de acervos, gestão e documentação de acervos, ação educativa em museus, e planejamento e gestão de exposições).

Um comentário:

  1. VAI SER UM LONGO TRABALHO, MAS VAMOS FAZER HISTÓRIA, CONTANDO A HISTÓRIA.
    AVANTE GUARDIÕES!!!

    ResponderExcluir