sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pontão Cariri Território Cultural é lançado em Taperoá





O Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, financiado pelo Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura), foi lançado na manhã desta terça-feira (19), em Taperoá. O objetivo do projeto é fortalecer as ações do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri paraibano, bem como dos pontos de cultura e ONGs da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O evento aconteceu na sede da Universidade Leiga do Trabalho (ULT), responsável pela realização do projeto.
As ações beneficiarão 41 municípios, distribuídos em quatro núcleos: Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão. “A realização desse projeto é um marco para o desenvolvimento do Cariri. Nos próximos três anos queremos que a nossa região se torne referência em gestão compartilhada e políticas púbicas para a cultura”, disse a coordenadora do projeto, Alice Monteiro Lima.
O pontão possui um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, que atenderá alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Projovem. As capacitações acontecerão em oficinas previstas para começar no próximo mês.
Memória - Na Paraíba, além das oficinas, serão implantados quatro centros de referência da memória caririzeira e 31 ‘pontinhos’ observatórios da memória do Cariri. O projeto prevê, também, a criação de um conservatório itinerante de música, um núcleo de produção audiovisual, um estúdio de rádio comunitária na web, quatro cineclubes, quatro bibliotecas com sala de leitura, uma orquestra sinfônica e um museu vivo e virtual, que será monitorado e ‘alimentado’ pelos jovens capacitados (guardiões da memória).
Parceiros - O pontão mantém parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Sebrae, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Associação Mantida por Amigos Responsáveis por Educação, Cultura e Empreendedorismo (Amppare-SerraBranca), Pacto Novo Cariri, UEPB, UFPB, UFCG, prefeituras de Taperoá, Serra Branca, Monteiro e Boqueirão, além das prefeituras dos outros 37 municípios atendidos no Cariri.
Participantes - Também participaram do evento o reitor da ULT, Balduíno Lélis; o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, Marenilson Batista; a representante do Sebrae, Rosa Maria Nascimento e a secretária de Ação Social de Taperoá, Áurea Mota, representando o prefeito Deoclécio Moura.



 19 de julho de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário