No Dia do Estudante, 186 alunos de escolas públicas municipais de Taperoá, no Cariri paraibano, participaram de uma sessão de cinema e ganharam um lanche especial. A atividade, realizada na Universidade Leiga do Trabalho (ULT), marcou o lançamento do projeto Bimestre Legal, criado pela Secretaria de Educação do município para incentivar os estudantes com notas abaixo da média. O projeto é desenvolvido em parceria com o Pontão de Cultura Cariri Território Cultural.
O filme exibido foi O Brinquedo Mágico, que mostra as aventuras de um menino pobre depois que ele encontra um brinquedo ‘mágico’ num lixão. “Eu gostei muito do filme. Já passei no primeiro e no segundo bimestre e vou estudar muito para passar no terceiro também porque quero participar de todas as atividades”, disse Marcos André, 11 anos.
O Bimestre Legal é desenvolvido nas turmas de ensino fundamental I e II das quatro escolas localizadas na zona urbana (Melquíades Fernandes Pimenta, Coronel Pedro de Farias, Manoel de Farias Souza e Odacy Vilar). Somente os alunos aprovados por média têm direito de participar das atividades. Eles também recebem “cédulas” de educar, moeda fictícia criada para ser utilizada na compra do lanche. O valor recebido por cada estudante varia de acordo com o resultado obtido nas disciplinas.
A secretária de Educação do município, Divânia Gomes, explicou que o projeto surgiu depois da constatação de que a maioria dos alunos não conseguia atingir a média (7.0), principalmente nas disciplinas de matemática e português. “Apesar de não termos resultados oficiais, já que o projeto começou este ano, temos relatos de professores que comprovam que o Bimestre Legal está dando certo. Os alunos estão mais interessados nas aulas”, disse. A ideia foi de Rejânio Campos Fernandes, funcionário da escola Coronel Pedro de Farias.
Reforço escolar - O projeto também oferece reforço escolar de matemática e português (disciplinas com maiores índices de reprovação) nas próprias escolas e na sede do Pontão Cariri Território Cultural, que disponibiliza professores para todas as disciplinas, além de oficinas culturais. O Bimestre Legal faz parte do Esporte e Cidadania, um dos projetos de participação social desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Taperoá para obter o selo Unicef (http://www.selounicef.org.br/).
Pontão - O objetivo do Pontão Cariri Território Cultural é fortalecer as ações do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri paraibano, bem como dos pontos de cultura e ONGs da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por meio de um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, envolvendo alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Projovem.
Paula Brito
11 de agosto de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário