sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto Bimestre Legal incentiva alunos com rendimento escolar baixo


 

No Dia do Estudante, 186 alunos de escolas públicas municipais de Taperoá, no Cariri paraibano, participaram de uma sessão de cinema e ganharam um lanche especial. A atividade, realizada na Universidade Leiga do Trabalho (ULT), marcou o lançamento do projeto Bimestre Legal, criado pela Secretaria de Educação do município para incentivar os estudantes com notas abaixo da média. O projeto é desenvolvido em parceria com o Pontão de Cultura Cariri Território Cultural.
O filme exibido foi O Brinquedo Mágico, que mostra as aventuras de um menino pobre depois que ele encontra um brinquedo ‘mágico’ num lixão. “Eu gostei muito do filme. Já passei no primeiro e no segundo bimestre e vou estudar muito para passar no terceiro também porque quero participar de todas as atividades”, disse Marcos André, 11 anos.
O Bimestre Legal é desenvolvido nas turmas de ensino fundamental I e II das quatro escolas localizadas na zona urbana (Melquíades Fernandes Pimenta, Coronel Pedro de Farias, Manoel de Farias Souza e Odacy Vilar). Somente os alunos aprovados por média têm direito de participar das atividades. Eles também recebem “cédulas” de educar, moeda fictícia criada para ser utilizada na compra do lanche. O valor recebido por cada estudante varia de acordo com o resultado obtido nas disciplinas.
A secretária de Educação do município, Divânia Gomes, explicou que o projeto surgiu depois da constatação de que a maioria dos alunos não conseguia atingir a média (7.0), principalmente nas disciplinas de matemática e português. “Apesar de não termos resultados oficiais, já que o projeto começou este ano, temos relatos de professores que comprovam que o Bimestre Legal está dando certo. Os alunos estão mais interessados nas aulas”, disse. A ideia foi de Rejânio Campos Fernandes, funcionário da escola Coronel Pedro de Farias.
Reforço escolar - O projeto também oferece reforço escolar de matemática e português (disciplinas com maiores índices de reprovação) nas próprias escolas e na sede do Pontão Cariri Território Cultural, que disponibiliza professores para todas as disciplinas, além de oficinas culturais.  O Bimestre Legal faz parte do Esporte e Cidadania, um dos projetos de participação social desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Taperoá para obter o selo Unicef (http://www.selounicef.org.br/).
Pontão - O objetivo do Pontão Cariri Território Cultural é fortalecer as ações do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri paraibano, bem como dos pontos de cultura e ONGs da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por meio de um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, envolvendo alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Projovem.  

Paula Brito


 11 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário