sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ULT produz vídeo sobre as bacias hidrográficas do Litoral Norte


A Universidade Leiga do Trabalho (ULT) produziu um vídeo sobre as bacias hidrográficas do Litoral Norte para ser utilizado num projeto do CNPQ (Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico), que pretende mobilizar a população no que diz respeito à proteção e preservação das águas da Paraíba. A idéia é fortalecer as estratégias de comunicação e mobilização para a gestão participativa de recursos hídricos, assim como o uso racional e conservação da água, no âmbito da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O vídeo produzido pela ULT será utilizado para sensibilizar e mobilizar as comunidades que integram as bacias do Litoral Norte, principalmente os representantes de entidades beneficiadas pela água dessas bacias, como o poder público, associações e usuários. Uma equipe de mobilizadores visitará as comunidades para divulgar o trabalho dos comitês (o que fazem, como e porque participar) e, principalmente, orientar os moradores sobre os principais problemas das bacias daquela região.

Em novembro do ano passado, a jornalista Andreia Vargas e a assistente social Suzanete Cavalcante, que fazem parte do projeto, estiveram em Taperoá para conhecer as instalações da ULT e conversar com o professor Balduíno Lélis, reitor da univesidade. “Verificamos a possibilidade da ULT produzir o vídeo, com pessoas que conhecem a linguagem do povo, sem as marras e amarras da linguagem publicitária e dos publicitários. Eu disse ao professor Balduíno que ele é o nosso consultor do povo, porque ele sabe a linguagem e a forma de sensibilizar o povo pra cuidar da água que é da gente”, disse Andreia.

O projeto se chama Capacitação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado da Paraíba sob a ótica da comunicação, mobilização, uso racional e conservação dos recursos hídricos da Aesa e é realizado pela agência, através do edital MCT/CNPq/CT-Hidro/ANA N º 15/2010 Capacitação de Agentes Gestores em Recursos Hídricos. O trabalho é coordenado pelo engenheiro Laudízio da Silva Diniz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário