sábado, 10 de dezembro de 2011

Oficinas de danças folclóricas retornam em fevereiro do próximo ano


As aulas de danças folclóricas fazem parte do calendário de oficinas do Pontão Cariri Território Cultural, nesta primeira etapa, prevista para ser concluída em maio do próximo ano. Nos quatro núcleos (Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão) os alunos têm aulas de camaleão, xote, araruna e xaxado. A última oficina de 2011 aconteceu neste sábado (10). As aulas retornam em fevereiro do próximo ano.
Na primeira aula, no dia 20 de agosto deste ano, os alunos tiveram aulas teóricas para conhecer um pouco da origem e história dessas danças. Nos sábados seguintes, os professores iniciaram as aulas práticas, ensinando os passos básicos. “Já estamos na fase da montagem das coreografias, o que é bem mais trabalhoso porque, além de fazer os passos de forma correta e acertar a coreografia, os alunos precisam estar atentos a outros detalhes, como a postura e o alinhamento, por exemplo”, disse Áurea Jane Gouveia, professora do núcleo de Taperoá.
Também estão previstas aulas de galope, reisado, pontões e cambindas. As danças folclóricas fazem parte das oficinas de saberes e fazeres, que incluem, ainda aulas de pífano, zabumba, sanfona, partitura, violino, piano, arte violada, iniciação teatral, xilogravura, arte em barro e madeira e gastronomia regional. Este ano, também tiveram início as aulas de sanfona, que continuam em fevereiro do próximo ano.
O objetivo das oficinas é formar multiplicadores dentro da própria comunidade e nas escolas públicas, fomentando o surgimento de grupos de dança, teatro e música, com o apoio do pontão, contribuindo para a preservação e originalidade da cultural regional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário