terça-feira, 4 de outubro de 2011

Alunos das oficinas de audiovisual produzem ficção, documentários e comerciais de TV


As oficinas de audiovisual do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural completaram oito semanas no último sábado (1º). Nos quatro núcleos (Taperoá, Monteiro, Boqueirão e Serra Branca) são mais de 400 alunos de escolas públicas com acesso à aulas de roteiro, noções de câmera, produção, fotografia, direção e edição. Na parte prática, os jovens soltam a imaginação, criando roteiros para documentários, filmes de ficção e comercias de TV. As oficinas estão previstas para acabar em maio de 2012, quando acontecerá uma mostra de todo o trabalho.
Em Boqueirão e Serra Branca, os alunos concluíram as aulas de roteiro e iniciaram as de noções de câmera. Os núcleos de Taperoá e Monteiro fizeram primeiro as oficinas de noções de câmera e, na semana passada, deram início as de roteiro. No último sábado (1º), os jovens colocaram em prática o que aprenderam na primeira aula, e começaram a criar os roteiros dos filmes que vão produzir.


O grupo do estudante Tiago Bernardo, 17 anos, está produzindo um filme de ficção que conta o drama de um filho que despreza a mãe. “Escolhemos ficção porque muita gente já estava fazendo documentário. Foi fácil criar a estória, mas fazer a série de planos, que é decidir como será gravada cada cena, está sendo muito difícil. Mas é legal. Estamos aprendendo muito”, disse Tiago.
A turma de Iris Rocha, 21 anos, optou por um comercial de TV. “O professor nos deu várias opções, mas escolhemos criar um comercial de TV sobre tinta para cabelos. Essa parte prática, de fazer o roteiro e manusear a câmera é a mais legal. É muito gostoso descobrir as funções da câmera, saber pra que serve cada uma”, disse Iris.
Os alunos foram divididos em oito grupos. Além dos filmes de ficção e comercias de TV, eles estão produzindo documentários sobre os prédios históricos do Cariri paraibano, a Universidade Leiga do Trabalho (ULT) e seu idealizador, o historiador Balduíno Lélis de Farias. “Os alunos estão se saindo muito bem nas oficinas. Estamos conseguindo cumprir o calendário previsto e, em maio de 2012, todos os trabalhos serão exibidos numa grande mostra, que acontecerá nos quatro núcleos”, disse Ivan de Paula, responsável pelas oficinas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário