Mostra faz parte da programação paralela do 8º Dia Internacional da Animação
Alunos de escolas públicas municipais de Taperoá participaram nesta terça-feira (25) da mostra infantil de animação, evento que faz parte da programação do 8º Dia Internacional da Animação, mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais, que acontecerá na próxima sexta-feira (28), às 19h30, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Taperoá e Boqueirão, núcleos do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, estão entre as mais de 400 cidades brasileiras escolhidas. A mostra infantil segue nesta quarta-feira (26) na Universidade Leiga do Trabalho (ULT).
Na quinta (27) e na sexta-feira (28), das 14h às 17h, haverá oficina de animação básica em 2 D para 22 alunos de escolas públicas, entre 11 e 15 anos. Ainda na quinta-feira, às 19h, será realizada palestra sobre a importância do filme de animação na história do cinema mundial, com o diretor de cinema, Ivan de Paula. Todos os eventos paralelos acontecerão na ULT.
Em Taperoá, a mostra principal acontecerá em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 19h30 e será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal. Em Boqueirão, a exibição será no Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar). No mesmo local está acontecendo a programação paralela (mostras infantil e para deficientes auditivos e visuais), que começou no último dia 7 e vai até o dia 2 de novembro. Na Paraíba, a mostra acontecerá, também, nos seguintes municípios: Aparecida, Areia, Cabedelo, Camalau, Campina Grande, Congo, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro, Mari, Nazarezinho, Olivedos, Pocinhos, Sousa, Sumé e Zabelê.
O Dia Internacional da Animação acontece, simultaneamente, em 30 países. No mundo, essa será a 10º edição. No Brasil, a mostra é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). A entrada é gratuita. Na mostra principal, serão exibidos dez curtas-metragens internacionais e 11 nacionais, entre eles: Frank & Corky (Austrália); The Line (Grécia); Magic Pot (Rússia); Birthday Party (Coréia do Sul); Menina da Chuva (Rio de Janeiro); O Céu no Andar de Baixo (Belo Horizonte); O Ogro (Goiânia); A Fábula da Corrupção (Porto Alegre) e Clavadista (São Paulo).
Em 2011, foram inscritos 105 curtas-metragens de vários estados. Tanto a mostra nacional quanto a internacional terão duração de uma hora. O evento tem o apoio da Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) e este ano conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria. Mais informações no site www.diadaanimacao.com.br.
O início - Foi no dia 28 de outubro de 1892 que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, a primeira exibição pública de desenhos animados do mundo. Para comemorar esta data, em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) lançou o Dia Internacional da Animação, que possui diferentes grupos internacionais filiados, presentes em mais de 50 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário