terça-feira, 4 de outubro de 2011

Taperoá e Boqueirão farão parte do 8º Dia Internacional da Animação, no próximo dia 28

Taperoá e Boqueirão, núcleos do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, estão entre as mais de 400 cidades brasileiras selecionadas para fazer parte do 8ª Dia Internacional da Animação, que acontecerá no próximo dia 28, às 19h30, simultaneamente, em várias cidades do mundo. No Brasil, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
Em Taperoá, a mostra acontecerá em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. Os eventos paralelos acontecerão na ULT. Nos dias 25 e 26 de outubro, serão realizadas mostras infantis para alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, às 9h e às 14h. Nos dias 27 e 28, das 14h às 17h, haverá oficina de animação básica em 2 D, para 22 alunos de escolas públicas, entre 11 e 15 anos. No dia 27, às 19h, o diretor de cinema, Ivan de Paula, fará palestra sobre a importância do filme de animação na história do cinema mundial.   
Em Boqueirão, a exibição será no Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar). No mesmo local acontecerá a programação paralela: mostras infantil e para deficientes auditivos, nos dias 12, 19 e 26 de outubro e 2 de novembro, às 9h e às 10h, respectivamente. Nos dias 7,14, 21 e 28 de outubro serão realizadas as mostras para adultos e crianças com deficiência visual, às 17h e às 15, respectivamente.
As exibições dos curtas-metragens nacionais e internacionais acontecem, simultaneamente, às19h30, em todas as cidades. Também podem ser realizadas atividades paralelas relacionadas ao evento, como oficinas, debates, mostras regionais e locais, exposições e apresentações. Outros 16 municípios paraibanos também participarão do evento: Aparecida, Areia, Cabedelo, Camalau, Campina Grande, Congo, João Pessoa, Lagoa Seca, Logradouro, Mari, Nazarezinho, Olivedos, Pocinhos, Sousa, Sumé e Zabelê.
O início - Foi no dia 28 de outubro de 1892 que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, a primeira exibição pública de desenhos animados do mundo. Para comemorar esta data, em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), lançou o Dia Internacional da Animação, que possui diferentes grupos internacionais filiados, presentes em mais de 50 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário