sábado, 10 de dezembro de 2011

Pontão entra em recesso a partir deste sábado e retorna as atividades em janeiro


Neste sábado (10) os alunos do Pontão Cariri Território Cultural assistiram as últimas aulas de 2011. Os quatro núcleos (em Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão) entraram em recesso e voltam a funcionar no dia 7 de janeiro de 2012, quando os alunos farão o mapeamento histórico e cultural dos seus municípios para dar início à produção do Museu Vivo e Virtual. No próximo sábado (17) haverá uma confraternização entre alunos, professores e funcionários nos quatro núcleos.
Desde agosto, quando tiveram início as oficinas, os alunos já tiveram aulas de noções de câmera, roteiro, produção, sanfona e danças folclóricas. A primeira etapa das oficinas deve terminar em maio de 2012. Até lá, estão previstas aulas de direção, edição, fotografia para câmera e vídeo, manutenção de computadores (audiovisual), teatro, pífano, zabumba, rabeca e xilogravura (saberes/fazeres).
São quatro áreas de formação (audiovisual, comunicação, saberes/fazeres e memória) para mais de 400 alunos, que se tornarão multiplicadores nos 41 municípios contemplados. O projeto, financiado pelo Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura) é desenvolvido pela Universidade Leiga do Trabalho (ULT), em Taperoá.
Na Paraíba, além das oficinas e do museu vivo e virtual, serão implantados quatro centros de referência da memória Caririzeira e 31 ‘pontinhos’ observatórios da memória do Cariri. Também serão criados um conservatório itinerante de música, um núcleo de produção audiovisual, um estúdio de rádio comunitária na web, quatro cineclubes, quatro bibliotecas e uma orquestra sinfônica.
O objetivo do pontão é fortalecer as ações do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri paraibano, bem como dos pontos de cultura e ONGs da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por meio de um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, voltado para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Projovem. 
Parceiros - O pontão mantém parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Sebrae, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Associação Mantida por Amigos Responsáveis por Educação, Cultura e Empreendedorismo (Amppare-SerraBranca), Pacto Novo Cariri, UEPB, UFPB, UFCG, prefeituras de Taperoá, Serra Branca, Monteiro e Boqueirão, além das prefeituras dos outros 37 municípios atendidos no Cariri.






Nenhum comentário:

Postar um comentário