A segunda edição do Festival Internacional de Folclore do Cariri começa neste domingo (20) em Taperoá, com apresentações de grupos do Brasil, África do Sul, Paraguai e Israel. As companhias ficam na cidade até a próxima terça-feira (22), quando seguem em caravana para outros sete municípios. O festival é uma promoção do Pontão Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Centro de Cultura Popular Luisa Maciel e Comitê Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (Cioff).
Às 19h, os grupos se reúnem em frente à Prefeitura Municipal e de lá seguem em desfile pelas principais ruas da cidade até chegar à Praça João Suassuna, onde, a partir das 20h30, acontecerão as apresentações dos seguintes grupos: Grupo Cultural Sinomusa (da África do Sul); Companhia de Dança Bat-Dor (de Israel); Grupo Paraguai ete (do Paraguai); Grupo de Cultura Os Cariris (de Taperoá), Companhia de Projeções Folclóricas Raízes (de Campina Grande), Cirandeiros do Vale do Gramame (comunidade rural de João Pessoa) e Companhia Txai de Danças Populares (de Fortaleza, no Ceará). Também haverá apresentação da Filarmônica João Ferreira de Sousa, que é do município.
Em Taperoá, além das apresentações em praça pública (que acontecerão nos dias 20 e 21), serão realizadas atividades educativas nas escolas públicas e particulares nos dias 21 (às 9h) e 22 (às 14h). Também haverá oficina de dança folclórica para o público às 16h30 do dia 22, na Praça João Suassuna.
O festival continua até o dia 30 nos seguintes municípios: Assunção (dia 23); Juazeirinho (24); Camalaú (25); Monteiro (26); Soledade (27); Boa Vista (28) e Marcação (29 e 30). Em todos os municípios, além dos grupos convidados, haverá apresentação de grupos locais. A Companhia de Projeções Folclóricas Raízes é a única que não segue na caravana. Nos municípios de Monteiro, Boa Vista e Marcação, também haverá apresentação do grupo folclórico Jacoca, do Conde.
O festival conta com a parceria do Governo do Estado, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Sebrae, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Ponto de Cultura Cariris Dança e Vida e prefeituras municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário