domingo, 6 de novembro de 2011

ULT sedia Encontro das Universidades do Cariri


Evento fez parte da programação do Encontro dos Povos do Cariri, que termina neste domingo


Professores, gestores da educação e alunos se reuniram neste domingo (6), na ULT, para discutir a educação à distância durante o Encontro das Universidades do Cariri, evento do Encontro dos Povos do Cariri, que está acontecendo em Taperoá desde a última quinta-feira (3). O objetivo do EPC é promover o espírito de cooperação, integração, inovação e empreendedorismo do Cariri paraibano, como contribuição para promoção do desenvolvimento sustentável da região.
Durante a sua palestra, a coordenadora de ensino à distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcia Giovanna Duarte de Melo, mostrou os números da EAD na UFPB que conta, hoje, com 8.579 alunos distribuídos em 27 pólos, sendo 18 na Paraíba, dois no Pernambuco, seis na Bahia e um no Ceará. Segundo Lúcia, os resultados da EAD têm surpreendido. “As notas dos alunos das universidades virtuais e presenciais apresentam o mesmo nível. Os estudantes se mostram tão comprometidos e responsáveis quanto os que frequentam as salas de aula todos os dias”, disse.
O reitor da Universidade Leiga do Trabalho, Balduíno Lelis, lembrou que o investimento na educação é a única forma de transformar a realidade do país. “Ela é tão importante quanto o ar que respiramos. As pessoas têm que se apropriar do conhecimento, para ter a riqueza de corpo e alma”, frisou.   
A coordenadora do Pontão Cariri Território Cultural, Alice Monteiro Lima, sugeriu a implantação do curso de Administração no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Taperoá, para ser a base para as especializações em gestão pública. “Já existe o produto e as pessoas fazendo o trabalho, mas esse público precisa ser preparado para fazer essa gestão e trazer a sustentabilidade para a região”, disse.
O professor da UFPB, Daniel Duarte, sugeriu a implantação de um pólo da UAB em São João do Cariri, bem como a criação de curso de especialização em semi aridez. As três propostas serão encaminhadas ao Ministério da Educação e à UFPB.
O prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura Filho abriu o encontro, que contou, ainda com a participação de Rosa Maria Correia (gestora de Turismo do Sebrae Paraíba), Vamberto Teófilo de Oliveira (coordenador do pólo de apoio presencial da UFPB Virtual, em Taperoá) e Divânia Gomes ( secretária de Educação de Taperoá). O EPC é uma realização do Sebrae, Instituto Soma, Prefeitura de Taperoá, Associação dos Municípios do Cariri (Amcap), Governo do Estado, Banco do Nordeste e ULT e tem a colaboração de vários parceiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário