Além das apresentações, às 21h, haverá animação nas escolas e aula de dança na praça
A caravana do II Festival Internacional de Folclore do Cariri já está em Boa Vista para mais um dia de apresentações. Às 14h os grupos do Brasil, Paraguai e África do Sul fazem animações em escolas municipais e às 16h haverá aula de dança na Praça Bom Jesus, no Centro da cidade. O espetáculo começa às 21h na mesma praça. O festival termina nesta terça-feira (29) em Marcação.
O festival, que começou no último dia 20 em Taperoá, é uma promoção do Pontão Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Centro de Cultura Popular Luisa Maciel e Comitê Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (Cioff).
A caravana é formada pelos grupos Sinomusa (da África do Sul), Paraguai Ete (do Paraguai), Grupo de Cultura Os Cariris (de Taperoá) e Balé de Cultura Negra de Recife (Bacnaré). Além de Taperoá, o festival já aconteceu em Assunção, Salgadinho, Camalaú, Monteiro e Soledade, onde as apresentações aconteceram neste domingo (27).
Em Soledade, o evento teve a participação de artistas da cidade, como o Grupo Maculelê, formado por meninas, e as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que tocaram flauta, com a participação do poeta Juarez de Goés. Antes do espetáculo, os grupos desfilaram pela cidade.
O Paraguai Ete foi o primeiro a se apresentar, seguido das mulheres do Sinomusa. O Grupo de Cultura Os Cariris, de Taperoá, apresentou o xaxado. O Bacnaré apresentou duas coreografias do espetáculo Os sons da África, que faz uma homenagem ao povo zulu. “Nos festivais internacionais que participamos conhecemos muitos grupos zulus, que nos ensinaram muito, tanto as danças como os dialetos. Essa troca de experiência serviu pra que pudéssemos aperfeiçoar o nosso trabalho”, disse a diretora do Bacnaré, Antônia Batista.
O último dia de apresentações será nesta terça-feira (29) em Marcação, onde a caravana visitará algumas tribos indígenas. Na quarta-feira (30) os grupos se despedem com uma confraternização. O festival tem a parceria do Governo do Estado, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Sebrae, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Ponto de Cultura Cariris Dança e Vida e prefeituras municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário