Os grupos do Brasil, Paraguai e África do Sul já passaram por quatro cidades
A caravana do II Festival Internacional de Folclore do Cariri chegou neste sábado (26) em Monteiro depois de passar por quatro cidades. Os grupos do Brasil, Paraguai e África do Sul se apresentam às 20h na Praça João Pessoa depois de desfilarem pelas principais ruas da cidade. O festival, que começou no último dia 20, em Taperoá, é uma promoção do Pontão Cariri Território Cultural, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Centro de Cultura Popular Luisa Maciel e Comitê Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (Cioff).
Às 19h, haverá uma solenidade de entrega de certificados a vários artistas de Monteiro. As homenagens serão feitas pela equipe do Projeto Reconhecer, da Fundação Casa de José Américo. Em seguida começam as apresentações dos seguintes: Balé Popular de Monteiro, Paraguai Ete (do Paraguai), Sinomusa (da África do Sul), Grupo de Cultura Os Cariris (de Taperoá), Jacoca (do Conde) e Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré).
Este é o segundo ano que Monteiro participa do evento. “No roteiro cultural do Cariri paraibano, Monteiro é um dos municípios que mais se destaca por ter vários artistas, entre cantores, poetas, compositores, repentistas. E o festival de dança é uma forma de incentivar os grupos de dança da cidade a melhorar os seus trabalhos”, disse Edcarlos Farias, secretário de Cultura de Turismo do município.
Neste sábado pela manhã, a caravana do festival se despediu de Camalaú com apresentações na feira. O festival começou no último dia 20, em Taperoá, e já passou por Salgadindo (dia 23) e Assunção (dia 24). De Monteiro, a caravana segue para Soledade neste domingo (dia 27). Na segunda-feira (28) será a vez de Boa Vista. O evento termina em Marcação, com apresentações nos dias 29 e 30.
Osvaldo Vera, 16 anos, é um dos integrantes do grupo Paraguai Ete e disse que está aprendendo muito com a experiência. “Essa é a primeira vez que venho ao Brasil. Estou gostando muito de tudo: do País, dos grupos, das danças, das músicas. Essa integração cultural é muito importante”, disse.
O festival tem a parceria do Governo do Estado, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Sebrae, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Ponto de Cultura Cariris Dança e Vida e prefeituras municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário